O Meet & Greet de Naoki Yoshida e Koji Fox e a desorganização da BGS

Escrito por Jean Kei
BGS 2023

Uma das personalidades de destaque na BGS 2023 com certeza foi Naoki Yoshida (Yoshi P) Koji Fox. Yoshi P é diretor e produtor de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn e produtor de Final Fantasy XVI. frequentemente ele está junto de Koji Fox, diretor de localização de ambos os jogos.

Ambas as figuras são extremamente queridas pela comunidade de fãs da franquia Final Fantasy, especialmente para os fãs engajados com o criticamente aclamado Final Fantasy XIV. A BGS sabia que estava convidando nomes grandes, não é atoa que ele estava presente em três dias de evento com diversas programações, incluindo o recebimento do prêmio lifetime achievement. Com tudo isso em mente, o despreparo que presenciei no sábado para o Meet & Greet de Yoshi P e Koji Fox foi surpreendente demais para não falar sobre.

Horas excessivas de espera marcam o encontro

O evento que ocorreria na BGS a partir das 18h estava tão antecipado pelos fãs, que já tinha fila se formando as 12h30, e perto das 14h um membro da organização do evento veio avisar que o Meet & Greet tinha limite de apenas 60 pessoas e que, a partir de certo ponto da fila, quem estivesse já poderia perder as esperanças porque não poderia ver seu ídolo.

Muitas das pessoas que estavam muito atrás não desistiram, esperando que ou estendessem o número de pessoas para o Meet & Greet ou que pessoas na frente desistissem, afinal, ainda faltava quatro horas para o evento.

O grande problema, além do número super limitado de pessoas para participar do Meet & Greet sem nenhum prévio aviso, foi a falta de organização por parte da organização do evento. Não foi dada nenhuma marcação para garantir que os 60 que estavam lá primeiro garantissem seu lugar, o que fez além de forçar as pessoas a ficarem praticamente o evento inteiro numa fila, não pudessem sair nem para ir ao banheiro, pois a organização também queria que a fila se auto gerisse, se isentando de monitorar pessoas que furassem fila e deixando para que os próprios fãs fizessem este monitoramento. Claramente essa decisão gerou estresse e briga durante horas na fila, e sempre que algum membro da organização vinha falar com pessoas da fila, dava alguma informação diferente sobre horários, organização e quem era a 60º pessoa da fila.

Denise, que diversas vezes tinha sido informada ser a última pessoa da fila que veria Yoshi P, de repente recebeu a informação que era a 75ª pessoa na fila e que perdeu sua garantia de conhecer de perto o diretor de games que admirava.

 

Reclamação no twitter em relação ao Meet & Greet

Organização recusou-se a tomar responsabilidade diversas vezes

A equipe do Game Lodge estava na fila, e justamente atrás de Denise, que por um bom tempo estava confirmada como a última pessoa que tinha garantia de encontrar Naoki Yoshida e Koji Fox. Presenciamos em primeira mão o caos e o stress que as pessoas passaram devido a falta de gestão.

 Os membros da organização do evento se recusaram a se responsabilizar pelas pessoas que furaram filas e claramente estavam mais preocupados em ter paz do que de fato resolver um problema. Houve inclusive um momento em que barraram uma Cosplayer PCD de entrar na fila como prioridade, mais tarde, porém, Outros PCDs puderam entrar na fila como prioridade.

Supostamente essa experiência era um “presente”

Quando o Meet & Greet de fato aconteceu, houve muita discussão com a staff do evento devido a desorganização da fila, afinal, pessoas que foram informadas que estavam dentro do limite da fila e esperaram por horas se viram barradas. Um dos argumentos usados pela staff do evento é de que o fã não tinha o direito de reclamar e a organização de evento não precisava se responsabilizar pela organização da fila, pois o meet & greet era gratuito e foi um “presente” de Naoki Yoshida para os fãs, e não um serviço a ser prestado.

O que destrói esse argumento é o fato de que claramente muitas pessoas foram pro evento exclusivamente para o Meet & Greet e muitos decidiram perder a tarde toda da BGS para ter uma chance de apertar a mão e trocar algumas palavras com Yoshi-P. Considerando o tamanho da fama das figuras, é impossível tratar um meet & greet apenas como um “bonus”.

Sem contar que é um movimento muito baixo usar o argumento de “presente” para se ausentar da responsabilidade de garantir um bom funcionamento de fila e uma boa experiência para as pessoas. Afinal, não foi um acontecimento paralelo ao evento, e sim dentro dele.

Pelo menos, a equipe da Square conteve danos

No final de tudo, a equipe de Yoshi P e a assessoria da Square Enix pediu para que mais pessoas participassem do meet & greet, e vimos que quando ocorreu a staff do evento aceitou com um nível de relutância.

No fim, conseguimos participar do Meet & Greet, mas muito mais por causa da equipe da Square Enix e do próprio Yoshi P do que pela BGS.

Matheus “Megazao”, depois de uma tarde inteira de stress, finalmente indo apertar a mão de sua figura de admiração.

Apesar de termos saído num saldo positivo, muitas pessoas, incluindo pelo menos uma PCD, ficaram de fora devido a organização do evento.

Soube que no domingo, Yoshida cancelou sua palestra para passar todo o evento dedicado ao meet & greet. Não estive presente no dia, mas espero que a decisão dele tenha feito a experiência do público mais agradável do que sábado.

É um tanto absurdo imaginar que um evento da magnitude da BGS não tenha previsto que, se o número de participantes do meet & greet permitidos fosse tão baixo seria necessário uma organização e informações sobre isso previamente.