Primeiras impressões – Hordes of Hunger

Por Arthur Tayt-Sohn

Hordes of Hunger é um jogo em desenvolvimento pelo estúdio Hyperstrange, que tive a oportunidade de jogar tempos atrás o excelente Blood West, um immersive sim de fantasia sombria ambientado no Velho Oeste.

Indo em uma direção bastante diferente, Hordes of Hunger é um jogo de hack n’ slash medieval, com mecânicas de roguelike onde você enfrenta hordas intermináveis de inimigos, enquanto adquire experiência e sobe de níveis que se convertem em habilidades aleatórias, bem daquele jeito que deixou Vampire Survivors bem famoso.

Tivemos a oportunidade de jogar o acesso antecipado do jogo e conto agora sobre como foi a experiência.

Não morra… ou morra, você vai retornar de qualquer maneira

Em Hordes of Hunger, você joga como Mirah uma guerreira com habilidade de ser trazida de volta à vida pelo Pai, que guarda a árvore do cemitério e que permite que você viaje para os locais de sua cidade onde as hordas de inimigos aniquilaram os moradores.

Seu objetivo é derrotar os Guardiões e colocar fim à maldição que trouxe à vida esses incontáveis monstros. Para isso, você deve explorar diversas áreas da cidade, derrotar os inimigos e ao final derrotar o Guardião daquela área.

O jogo está em acesso antecipado e por conta disso ainda não temos todas as áreas disponíveis, mas já dá para ter uma boa ideia de como o jogo funciona.

Hordes of Hunger - Habilidades

Hordes of Hunger é um clássico hack n’ slash com uma visão ampla do cenário, algo parecido com a perspectiva em Diablo, por exemplo. Conforme você derrota os inimigos, ganha experiência e eventualmente sobe de nível.

Ao ganhar um nível, você pode escolher uma entre três habilidades ou melhorias para Mirah, que podem adicionar dano elemental à sua arma, dar novas habilidades ou bônus de vida, dano, defesa, etc.

Além de derrotar as hordas, você precisa realizar objetivos para avançar até o confronto com o Guardião da área. Esses objetivos variam entre derrotar um certo número de inimigos, caçar inimigos específicos ou sobreviver por um tempo determinado.

Após realizar alguns dos objetivos, você tem a opção de retornar ao Santuário, o seu hub principal no jogo, ou seguir para o próximo objetivo. Após derrotar o Guardião, você também retornará ao Santuário.

Hordes of Hunger - Santuário

No hub principal, você pode comprar melhorias para Mirah, criar novos equipamentos na oficina e também comprar mantimentos, que podem ser itens de cura ou refeições que garantem alguns bônus na sua próxima investida na cidade.

Jogando o que está disponível até o momento, Hordes of Hunger apresenta alguns problemas. O que é bastante normal em jogos que ainda estão em acesso antecipado, mas que preciso citar.

O principal problema dele foi a falta de dificuldade. Desde a primeira vez que joguei, e todas as outras depois, eu não morri nenhuma vez. E isso por dois principais fatores: os inimigos em geral morrem bem rápido e a oferta de upgrades é farta.

A cada nível que você sobe, você pode escolher uma melhoria ou habilidade e a maioria delas é muito forte. É possível por exemplo encantar a arma com um elemento e dar dano adicional, ganhar uma habilidade que cura Mirah a cada inimigo morto, uma variedade de habilidades que atacam inimigos automaticamente, etc.

Hordes of Hunger - Judge vencido

Acho que a prioridade dos desenvolvedores precisa ser um balanceamento nesse ponto. Seja aumentando a quantidade de habilidades que podem aparecer para você, e consequentemente aumentar a aleatoriedade delas, como diminuir a frequência com que você sobe de nível. Ou talvez ajustar os danos e bônus de algumas habilidades.

Nesse tipo de jogo é importante que você precise pensar bem na escolha de melhoria que irá fazer. Escolher aquelas que façam sentido para sua estratégia ou para combinar com outras habilidades que você já tenha, para construir uma build.

No estado atual, o jogo também não incentiva que você explore o mapa para se posicionar melhor ou para buscar recursos para sobreviver. Como os inimigos não te ameaçam de fato, você só se movimenta para realizar os objetivos que vão aparecendo no mapa.

Um balanceamento dos inimigos e também inclusão de novos tipos de ataque, ou até mesmo armadilhas nos cenários, que te forcem a se movimentar e se posicionar melhor pelo mapa, trariam maior diversidade no combate e o deixaria mais dinâmico.

Hordes of Hunger - Horda

Fora essas questões de balanceamento, o jogo não apresenta muitos problemas. Inicialmente eu tive algumas questões relacionadas com desempenho, mas por algum motivo isso melhorou depois que eu atualizei o driver da minha placa de vídeo.

Normalmente desempenho ruim é algo que me frustra bastante em jogos e o jogo sendo lançado já com um desempenho aceitável, a adesão a ele, pelo menos pra mim, é melhor. Resta agora o estúdio ter um roadmap bem definido e colher os feedbacks da comunidade e ir adicionando novos conteúdos.

Também não encontrei bugs no jogo que fossem perceptíveis. O que é um ótimo sinal, visto que um jogo que tenha um escopo envolvendo muitos inimigos na tela não me surpreenderia se tivesse bugs e isso não ocorreu. Pelo menos nada que desse para notar.

As hordas te esperam

Hordes of Hunger é um jogo com potencial e o estúdio Hyperstrange é consistente, tendo lançado já bons jogos. É possível dizer que são uma equipe experiente e acredito que serão capazes de melhorar bastante o jogo até sua versão final.

Como costumo sugerir quando recebemos jogos em acesso antecipado, dê uma olhada e considere apoiar o projeto, caso se sinta à vontade. Lembrando que jogos em acesso antecipado são desenvolvidos junto com a comunidade. E caso queira experimentar o jogo, ele possui uma demo na Steam.

Conheça a Nuuvem

Compre com a Nuuvem e ajude o Game Lodge!