Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge
Process of Elimination é uma Visual Novel/Adventure de mistério e investigação, desenvolvida pela Nippon Ichi Software e publicada pela NIS America, originalmente lançada em 2021 como Tantei Bokumetsu no Japão, o jogo agora ganha uma localização oficial.
Eu sou um grande entusiasta do gênero de Murder Mystery e investigação, acho um dos tipos de leitura mais envolvente e interessantes de qualquer mídia, e que sempre funciona para prender a atenção do leitor com um gancho e faze-lo continuar jogando.
Process of Elimination não é muito diferente nesse aspecto, apesar do jogo se perder um pouco na execução, o conceito apresentado por ele é bem familiar e intrigante, pegando de inspiração outras obras do gênero para criar situações e mistérios bem interessantes.
Nesse jogo, como o nome sugere, todos os personagens são detetives profissionais que fazem parte da “Detective Alliance” uma organização que junta os melhores detetives do mundo, e entre eles o nosso protagonista Wato Hojo é o mais recente membro e com o menor ranking entre eles.
Após um determinado evento, Wato Hojo é misteriosamente trazido a uma ilha isolada, onde ele se junta a outros detetives para investigar o caso de um infame serial killer chamado ”Quartening Duke” que está dentro dessa ilha, o problema é que o assassino está escondido entre o grupo de 14 detetives e ninguém sabe quem é.
Após um fenômeno acontecer na ilha os personagens se vem presos dentro de uma mansão, aonde são obrigados a conviver junto com o assassino, e é aí que mortes e coisas estranhas começam a acontecer e a investigação começa a surgir.
Process of Elimination tem inspirações e referências bem claras a outras obras do gênero, sendo a mais óbvia de todas Danganronpa, o jogo introduz conceitos e referências constantemente, o fato do jogo se passar em uma ilha, o protagonista acordando dentro de um armário de escola, e as semelhanças entre Wato e Shuichi de Danganronpa V3: Killing Harmony são bem notáveis, tem até algo se se assemelha a um Monokuma logo no começo.
Eu também senti algumas inspirações em Umineko: When They Cry, como jogo também se passa dentro de uma mansão, o clima me lembra um pouco, e até Zero Escape: Virtue’s Last Reward tem umas inspirações na música. como dito no titulo Process of Elimination é um jogo de muitas inspirações, não acho isso necessariamente ruim, nem vejo como uma cópia, até por que ele consegue ser bem único em vários outros aspectos.
Como todo e qualquer bom murder mystery somos introduzidos a um grupo de personagens, como eu já havia tido, todos os personagens são detetives mas o twist aqui é que cada um deles possui uma habilidades específica, por mais bizarra que elas sejam.
Tem personagens como o “Armor Detective” que é um cara dentro de uma armadura, “Bookworm Detective” que é uma garota que não para de ler livros, “Techie Detective” um garoto que se especializa em tecnologia e por aí vai, e o nosso protagonista por incrível que pareça é o “Incompetent Detective”.
No jogo o protagonista, por razões de história, se alia a ‘Ideal Detective“, a personagem de cabelos prateados é a detetive com o maior ranking entre eles, e a pessoa que nos ajuda no tutorial e introduz as mecânicas de gameplay, Ideal também serve o papel de deuteragonista sendo uma personagem bem importante para o plot.
O elenco de personagens aqui tem um desenvolvimento interessante e ótimas escolhas de design, meio que cada um já se conhece previamente, uns têm mais empatia com os outros, e seus relacionamentos fluem de uma maneira legal, sem precisar a atenção do protagonista.
O character design junto do estilo de arte fazem uma ótima combinação, o artista Katsumi Mio apesar de não ter um histórico de games para comparação fez um excelente trabalho, trazendo personagens bem criativos e com características bem únicas.
Process of Elimination traz um conceito interessante para seu formato de gameplay, o jogo muda completamente e se transformando quase como um jogo de tabuleiro, nessa visão de cima com os personagens em um formato mais simplificado, eu particularmente achei bem charmoso.
Uma investigação irá ocorrer logo após algum assassinato, o tempo restante de 9 horas, com isso o jogador deve comandar os personagens que se movem em quadrantes para áreas de interesse para conduzir uma investigação.
Cada personagem tem um set de habilidades na qual eles se especificam, isso sendo, interferência, analizar, inspeção, assistência e movimento, cada uma delas tem uma pontuação de 1 à 10 que varia entre os personagens.
Os pontos de investigação são exibidos no mapa através de um ícone dourado escrito MP junto do número necessário de pontos para desbloquear aquela pista, por exemplo, se o jogo pedir 18 pontos, você precisará de 2 detetives combinando os pontos entre eles usando a ação de “assistance” para dar um boost e abrir tal pista.
Outros pontos, por exemplo, requerem que você analise uma pista previamente desbloqueada para acessar a próxima, usando a função de analisar, dependendo do item que você irá analisar, vai precisar de um detetive com o número exato ou maior de pontos.
Uma escolha interessante é que dependendo do seu relacionamento com determinado personagem, você não poderá controlar suas ações no jogo, se houver uma briga ou um desentendimento, tal personagem fica indisponível para ser controlado, agindo por conta própria.
Esse formato de gameplay é interessante, porém algumas críticas seriam que as vezes não é tão intuitivo assim, e é bem fácil de fazer algum erro que resulte em um game over, tendo que recomeçar tudo desde o começo, e que se mover pelo mapa, é meio longo e demorado.
O jogo sofre infelizmente de alguns problemas, um deles sendo o pacing, que não chega a ser um incômodo tão grande, mas em partes o jogo se alonga demais em determinadas cenas, que são um pouco maçante de digerir.
Outro problema é mais relacionado ao plot e a exclusão em algumas partes, coisas acontecem no capítulo 1 que são questionáveis em questão do enredo, e desencadeiam em conceitos para funcionar por simples conveniência, eu não tenho certeza se foram boas escolhas ou não, sendo bem vago por conta de spoilers.
Vale lembrar que assim como Danganronpa, o jogo não se leva tão a sério, por isso eu até intendo algumas dessas decisões, quando o jogo também tenta ser mais descontraido e puxando mais pro lado da comédia.
A música é um dos pontos fortes do jogo, o compositor a_hisa, não tem um histórico longo de jogos, porém suas inspirações no Masafumi Takada são bem claras, e isso é um ponto positivo, por mais que as trilhas lembram bastante Danganronpa e outros jogos, ainda conseguem ter identidade própria, apesar de algumas se repetirem até demais.
O jogo faz um excelente trabalho em situar você no mundo em que se passa, com várias informações sobre os personagens, glossários detalhando eventos, incidentes, organizações, o world building aqui é bem interessante.
Process of Elimination é um ótimo jogo, apesar de suas falhas, ainda é uma experiência sólida e genuína, o modo de investigação é surpreendentemente divertido e conta com personagens bem carismáticos.
Se você assim como eu curte jogos de Murder Mystery e investigação, Process of Elimination é uma boa opção para uma experiência mais descontraída e divertida.
Process of Elimination
NIS America
Nippon Ichi Software
Playstation 4, Nintendo Switch