Shieldmaiden: Remix Edition é uma bela joia não polida

Escrito por Jean Kei
Crítica

Shieldmaiden: Remix Edition é um jogo brasileiro desenvolvido pela Dumativa (mesma desenvolvedora de A Lenda do Herói e do vindouro Enigma do Medo). O jogo havia lançado na Steam em 2020, e agora em 2023, teve seu lançamento no XboxNintendo Switch

É um jogo de plataforma no qual você controla Asta, uma sobrevivente do mundo pós apocalíptico e que está atrás de sua irmã. Antes de desaparecer, a irmã de Asta deixou um bracelete, que se transforma em um escudo. Este escudo é sua arma principal do jogo, permitindo arremessa-lo, atacar de perto e se defender.

Simples, mas funcional até certo ponto

O jogo lida bem com o escudo, que apesar de simples nas funções, acaba sendo interessante dentro do design das fases. Defendendo o suficiente você preenche uma barra de energia, que lhe permite dar um ataque que cobre toda a tela e da bastante dano. Os chefes do jogo também, na maioria das vezes, funcionam bem. O jogo é bem curto, demorando cerca de três horas para finalizá-lo. A pouca duração pode ser problema pra alguns, mas neste caso, senti que ele acabou no momento certo, antes de soar muito repetitivo e me cansar.

Contudo, mesmo com o design de fases e inimigos funcionando bem, os controles são imprecisos e causam frustração. Alguns pulos, algumas vezes que você vai atirar o escudo não saem exatamente como o esperado. O feedback visual e sonoro é meio ruim também. muitos golpes faltam impacto, tanto do seu lado quanto dos inimigos. Isso, somado com a barra de vida não diminuir, mas apenas mudar o tom da cor quando fica mais baixa, me fez quase nunca ter noção do quanto de vida Asta tinha durante o jogo todo.

A questão da barra de vida não é um problema dependendo da tela que você estiver utilizando. Mas na minha televisão, era difícil diferenciar o que indicava a vida faltando.

Dito isso, esses problemas só dificultaram o jogo a ponto de me frustrar demais no final. Por quase todo o jogo, a dificuldade é branda e dá pra contornar as falhas.

Esteticamente bonito

Eu amei a estética desse jogo, tanto pela ambientação melancólica quanto pela pixel art bonita. Aqui temos uma estética Synthwave que abraça o retrofuturismo. Os cenários são bonitos, a musica é boa e toda a temática da narrativa contribui com o clima.

O jogo é sobre uma garota sozinha com uma inteligência artificial criada pela sua desaparecida irmã sendo sua única companhia. O clima de solidão e melancolia é bem vindo aqui, e todos os colecionáveis serem itens que trazem lembranças sobre sua irmã é uma boa.

Enfim, Shieldmaiden é um bom jogo pra se passar uma tarde.

O jogo tem vários problemas e faltou polimento, mas ainda é bem agradável e tem coisas criativas que valem o seu tempo. Ser um jogo curto acaba jogando a seu favor aqui.

Porém, eu só recomendaria o título caso você o encontre numa promoção, especialmente a versão de consoles, que está cinquenta reais.

Nome do jogo:

Shieldmaiden: Remix Edition

Publisher:

Dumativa

Desenvolvedora:

Dumativa

Plataformas Disponívies:

PC, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge