Talvez você devesse ficar de olho em Anuchard

Por Jean Kei

Anuchard é um jogo indie que está sendo desenvolvido pela StelarNull. O jogo teve um trailer durante a E3 2021 e também um preview com uma demo. E olhando a E3 como um todo e matutando na minha cabeça, talvez esse tenha sido um dos jogos que mais me despertou interesse ali.

Mas o sobre o que é esse jogo?

Anuchard é um Action RPG fortemente inspirado em jogos da falecida Quintet como Actraiser, Soul Blazer, Ilusion of Gaia e Terranigma. O que todos esses jogos tem em comum é o tema de “reconstrução da civilização”. Em Soul Blazer por exemplo, ao explorar uma dungeon você recupera almas de pessoas e construções, que povoará uma cidade ao longo do jogo. Outro exemplo é Terranigma, no qual expande esse conceito para o mundo tudo e o protagonista “ressuscita” os continentes, animais, seres humanos e acompanha a evolução da civilização. Enfim, eu citei estes dois exemplos porque são os que mais conversam com os temas que o jogo quer propor.

Ok, mas o que esse jogo quer propor então?

Em Anuchard, você controla uma criatura conhecida como Bellwielder no qual tem o objetivo de explorar uma dungeon para restaurar uma terra que já foi grandiosa e cheia de tecnologia, mas que foi destruída. Segundo os desenvolvedores do jogo, o tema principal do jogo é a humanidade e como ela lida com as coisas ao seu redor. Tal qual Soul Blazer e Terranigma, você restaurará pessoas e tecnologias, assim povoando uma ilha e observando seu crescimento.

De fato, eles querem focar tanto nisso que durante a apresentação que fizeram comigo, disseram que não haveria nenhuma personalidade vilanesca no jogo. “Tem aquela piada no qual em um RPG você começa ajudando um fazendeiro e termina matando deus, Anuchard quer fugir disso”.

Ok, entendi, mas como se joga isso?

Bem, o jogo vai ser um Dungeon Crawler com foco em puzzles durante a exploração. Durante o evento pré-E3 em que mostraram o jogo, deram ênfase nos puzzles da dungeon, que lembram como funcionam os puzzles dos templos de Zelda: Breath of the Wild. Você tem duas recompensas nas áreas de puzzle, uma realizando o puzzle da forma mais “simples” que vai te dar o que necessita para seguir em frente, e outra opcional que vai te dar um item ou upgrade, mas que você vai ter que pensar um pouco fora da caixa para conseguir. Tem inimigos pra você bater nas dungeons, que são bem simples mas muito bem funcionais.

No fim, parece um jogo com muito coração

O que me pegou com o que foi demonstrado do jogo, é que a forma com que falaram do jogo com suas mecânicas e a ênfase em seus temas que querem contar. Pessoalmente sempre senti falta de mais jogos com o clima de Soul Blazer e Terranigma. Logo que começaram a falar sobre as inspirações do jogo me despertou um ânimo bem grande. A arte do jogo está bem bonita e se ele cumprir tudo que propõe, vai ser um excelente jogo que todos deveriam ficar de olho.