Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge
Final Fantasy de Ritmo, ou Theatrhythm Final Bar Line é o jogo mais recente da Square Enix, desenvolvido pela indieszero, o game promete fazer você relembrar trilhas sonoras clássicas da lendária franquia de RPGs com um gameplay envolvente e bem divertido.
Eu não sou o maior jogador de jogos de ritmo, mas já joguei uma vasta gama e gosto bastante de alguns títulos em particular, já joguei muito OSU e Taiko no Tatsujin e adoro ambos.
Mesmo não sendo apaixonado pelos jogos do gênero, sempre que jogo um me divertido bastante, e Theatrhythm Final Bar Line não é diferente, desde que joguei ele no 3DS pela primeira vez eu já achei super interessante pela maneira no qual ele utiliza o touch screen do console.
Essa série da Square sumiu por alguns anos, apenas existindo em arcades no Japão e voltou agora com seu mais novo título, trazendo trilhas dos games mais recentes como FFXV, FFVII Remake e FFXIV Shadowbringers.
O game contém 3 modos de jogo, Series Quest, Music Stages e Multi Battle:
Basicamente o modo aventura do jogo, escolha um Final Fantasy e ele vai te guiar pelo jogo liberando músicas daquela série, eu gosto que segue direitinho os eventos dos jogos, em Final Fantasy XIV, por exemplo, cada expansão vem na ordem certa, começando em A Realm Reborn e terminando em Shadowbringers.
O game disponibiliza uma variedades de personagens para se colocar na sua party, enquanto você toca as músicas seus personagens lutam contra os monstros, e eu acho legal que tem uma barra de vida do seu personagem, se você começar a errar notas seu personagem toma dano, se o HP dele chegar a zero é game over.
Por isso o game tem um sistema de classes, onde tem DPS, Magia e Healer, é bom ter uma party balanceada com pelo menos um Healer para curar seu HP, em dificuldades mais altas.
Cada personagem pode ter até três skills que você pode escolher e vai liberando conforme sobe de nível, por exemplo em níveis mais altos o Cloud até libera o Limit Break Omnislash, e também é possível escolher um Summon que pode te auxiliar com habilidades diversas.
Esse modo é o clássico, escolha qualquer música que quiser e se divirta, todas as músicas que você liberar no Series Quest vão aparecer aqui e também algumas músicas variadas, remixes e DLC.
As músicas variadas e remixes são muito boas, em FFXIV por exemplo tem uma versão da banda The Primals que eu achei sensacional.
O modo como o gameplay funciona é bem fácil de entender, as notas em vermelho vem em formato único ou duplo, notas amarelas vem com uma direção especifica, notas verdes funcionam como slider, que me lembrou Sound Voltex um pouco.
Também tem o modo “Movie“, que toca cutscene dos jogos e muda o formato do jogo, eu gostei demais desse pela mudança visual.
Esse é o modo online do jogo, e ele funciona exatamente igual aos outros jogos de ritmo, mas tem umas features bem legais. É possível jogar contra pessoas aleatórias, ou criar salas para jogar com os amigos, cada um escolhe a música que desejar e aleatoriamente uma será escolhida.
Durante o gameplay, existem uma penalidades, por exemplo notas falsas, ou um Chocobo fica na frente da tela para dificultar sua visão e por aí vai, achei bem criativo, e no final que fizer mais pontos ganha.
Theatrhythm Final Bar Line é uma experiência muito divertida para qualquer fã de Final Fantasy, as opções são bem variadas e tem muitos outros títulos além dos mainline.
Os únicos defeitos que eu aponto é não ter músicas de FFXIV Endwalker, que com sorte talvez venha como conteúdo adicional em futuras DLCs, tal qual também as de NieR, que aguardo ansiosamente.
Theatrhythm Final Bar Line
Square Enix
indieszero
Playstation 4