Trials of Mana – A Repetição Agradável

Por Marconi

Se eu tivesse que definir Trials of Mana em uma palavra, seria simplicidade. Em sua simplicidade, o jogador se encontra repetindo diversas vezes a tarefá de falar com um NPC e matar monstros, mas no final essas mecânicas básicas foram muito agradáveis e isso me fez percorrer a jornada três vezes.

Ao apertar iniciar, o jogo da opção de escolher 3 personagens dentre de 6 opções, cada personagem com suas peculiaridades,classes e histórias. Como dito cada personagem tem sua história, isso faz com que o dependendo do personagem escolhido como principal do trio mude até a ultima batalha contra chefe, dando assim mais motivos para o jogador voltar ao game. Porem a história e muito simples clichê e muita das vezes desinteressante, fazendo com que o jogador volte por causa da diversidade de gameplay dos personagens.

O combate aqui como tudo em Trials of Mana é muito simples, porém muito gostoso de se jogar. Nada aqui é feito para ser complicado, ele facilita ao máximo pra todos os tipos de jogadores aproveitarem seus sistemas. Em nenhum momento do jogo eu fugia de uma batalha, o sistema de combate me abraçou completamente e me trouce um sentimento de jogar um musou, só que com menos inimigos em tel. O mesmo sentimento parecido com que tenho jogando One Piece Pirate Warrios 3 por exemplo.

Depois do combate a escolha de classes é umas das coisas mais legais nesse jogo, e foi a coisa que me fez re-jogar ele três vezes seguidas. Cada personagem tem 8 classes pra escolher, sendo possível liberar a ultima classe só no pós game e dependendo do caminho de classe que você segue muda completamente o estilo de jogo dos personagens, aumentando muito o fator replay dele.

As batalhas contra chefes são divertidas, são eles que dão um pouco uma quebrada no ritmo do combate, por mais que as lutas não sejam muito difíceis elas tem um ar diferente.

Mesmo o jogo não sendo uma grande produção, as composições do cenários até que são bonitas, passando por diversos tipos de lugares: montanhas geladas, vulcões, florestas, castelos entre outros, fazendo com que haja melhor sensação de progressão.

As musicas do jogo são legais as composições combinam com os cenários, cumprem bem seu papel mas nada surpreendente.

Existem algumas coisas nesse game que me incomodam profundamente. Primeiro sãos os loadings, tem carregamento para tudo. Eles são até rápidos, mas não o suficiente pra nãoser irritante. O outro ponto é a dificuldade, esse jogo é estupidamente fácil, em nem um momento eu tive um desafio, mesmo jogando na dificuldade mais alta, isso se torna um problema quando vários chefes seriam bem melhores se o jogo fosse mais desafiador.

Ainda sim, Trials of Mana é exatamente o que ele quer ser, um jogo de Super Nintendo com uma roupagem pra geração atual. Como já dito tudo é muito simples e agradável. Eu passei horas jogando ele sem sentir e acredito que os fãs da serie também devam gostar ainda mais.

Trials of Mana está disponível para Playstation 4, Nintendo Switch e PC.

Está crítica foi feita em base de uma cópia cedida pela Square Enix ao Game Lodge