Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge
Star Wars Outlaws é o tipo de jogo que faz sentido ter um pé atrás. Desenvolvido pelo estúdio de The Division 2 e mais recentemente o jogo de Avatar, esperar algo mais típico da Ubisoft é completamente plausível e estar cansado desse tipo de jogo também é muito compreensivo. Entretanto, o novo jogo em parceria da publicadora com a Disney é surpreendentemente equilibrado entre o esperado e o refrescante, as vezes, até mesmo parecendo uma metalinguagem de suas tentativas.
Em Outlaws, controlamos Kay Vess, uma caçadora de recompensas bem no inicio da carreira, que deseja, de todas as formas possíveis, conseguir dinheiro suficiente para sair do seu planeta natal, Coruscante. Nessa busca quase desesperada por fugir de suas raízes, fica claro que ela viveu aceitando trabalhos que se tornavam pequenas furadas e nunca a permitiam chegar onde queria.
Isso muda quando ela finalmente consegue um trabalho que realmente parece grande e extremamente arriscado, mas impossível de ser negado: roubar um dos homens mais ricos da galáxia.
Obviamente esse trabalho é mais um que não acontece como planejado. A protagonista consegue finaliza-lo e até mesmo foge do planeta com uma importante nave roubada, finalmente conseguindo o que tanto sonhava, entretanto, tudo isso a fez ser marcada de morte. Vess, antes vivendo uma vida em que queria fugir, agora realmente vive como fugitiva do, talvez, maior grupo criminoso da galáxia.
É curioso como Outlaws se mantem constante sobre fuga. Óbvio que estamos falando de um jogo de foras da lei em um mundo em que caçadores de recompensas existem aos montes e numa franquia que esse tipo de personagem é sempre muito adorado e bem visto pelo publico. Então já é de se esperar momentos de fuga e uma narrativa envolvendo roubos, golpes e traições. Entretanto, existe algo quase meta em ver esse tema tão recorrente no jogo, da mesma forma como pareceu recorrente para o marketing e divulgação do novo game de Star Wars: deixar claro que estava fugindo de tudo o que o publico podia pensar e esperar de algo que vem da Ubisoft.
Isso é perceptível desde o primeiro trailer de anuncio do jogo. Óbvio que tivemos um trailer cinematográfico, característico da empresa, mas não tínhamos personagens conhecidos ou tentativas de crescer em cima de coisas familiares, algo bem comum na franquia Star Wars. Ao mesmo tempo, no primeiro vídeo de gameplay, com 10 minutos que demonstraram diversos aspecto do jogo que não são bem o que esperávamos da Ubisoft. Até mesmo em entrevistas recentes, a equipe do jogo tentava deixar claro que era diferente, que reconheciam o estilo da publicadora, mas estavam fazendo algo mais Star Wars.
Sistema de ser procurado pelo Império, tiroteio sem um zilhão de ferramentas, fugas de moto e nada de acampamentos para serem invadidos ou torres que iriam nos apresentar uma enormidade de missões e pequenos objetivos. Star Wars Outlaws o tempo todo pareceu se dividir entre ser o “primeiro mundo aberto de Star Wars” mas também algo muito mais narrativo e não expansivo. Algo que é possível ser visto também no resultado final.
É quase palpável o esforço que tiveram em dividir o estilo Star Wars e o estilo Ubisoft. O mundo aberto é pequeno, são diferentes planetas com um pequeno mapa, algumas áreas exploráveis, e locais que servem como cenário para diferentes missões que envolvem o mundo de criminoso. É raro estar pilotando pelo mapa sem esbarrar em algum acontecimento aleatório, que mesmo que seja um pouco repetitivo, é descarado que estão tentando não te dar o sentimento de que tudo é muito vazio.
Essas tentativas funcionam, não por serem ótimas, mas por serem contidas. Os acontecimentos não são variados, mas é rápido de chegar nos locais do jogo. As áreas exploráveis, tanto em missões secundárias quanto as principais, as vezes parecem vir de um jogo linear, muitas das vezes até mesmo lembrando o level design de Uncharted 4, ainda mais com o uso de uma corda que funciona de maneira bem parecida.
Ao mesmo tempo, quando estamos em momentos mais abertos, em locais que poderiam até lembrar os clássicos “acampamentos” de jogos como Far Cry e Assassin’s Creed, não são tão explosivos e nem mesmo estão presentes no jogo em uma quantidade excessiva. Estão lá apenas para servirem de espaço para diferentes missões ou até mesmo dar um desafio ao jogador para liberar novas habilidades.
Inclusive, as habilidades são um ponto alto do jogo, não pelo que fazem, já que esse texto está sendo escrito ainda com o jogo em progresso, então não pude ver tudo o que esta disponível, mas pelo como são estruturadas e liberadas.
Em Outlaws não existe sistema de pontos, você libera mentores enquanto progride em missões secundárias ou principais e eles liberam desafios que garantem habilidades. Desafios que variam entre utilizar mecânicas especificas, fazer algo de maneira eficiente ou até coletar itens comuns ou raros que necessitam algum tipo de exploração para ser conquistado.
Um ponto alto, que deixou ainda mais claro o quanto os desenvolvedores estavam fugindo do tradicional e estavam realmente empenhados em fazer algo que ainda que tivesse algo do DNA Ubisoft, também queriam criar algo próprio e utilizar do que Star Wars tem a oferecer além do visual.
Star Wars Outlaws poderia ser melhor. É visível que precisava de mais tempo de desenvolvimento e polimento, seus sistemas nem sempre se encaixam com perfeição e o combate, mesmo que bom, não vai muito além. Enquanto jogo, o sentimento que dá é que já está bem bom, mas com mais desenvolvimento no que já temos, seria excelente.
Talvez em uma continuação, estejamos falando de como o jogo finalmente se encaixa, mas por agora, só por tentar e conseguir ser diferente no que é possível e por funcionar bem como um jogo da franquia, Star Wars Outlaws já é um ótimo jogo. Explorar seus mundos contidos, dar tiros com blaster e vivenciar um pouco mais desse lado que a galáxia muito distante nos permite, funciona bem e é muito do que os fãs de Star Wars merecem depois de tantos lançamentos ruins.
Star Wars Outlaws
Ubisoft
Massive Entertainment
PC, Playstation 5, Xbox Series S|X